4 de janeiro de 2013

Coelho com pimentos e azeitonas



 

1 coelho
Cebola picada
2 dentes de alho picado
1 cenoura grande
Azeitonas pretas e verdes descaroçadas q.b.
1 colher (sopa) de farinha ou amido de milho
¼ de pimento verde
¼ de pimento vermelho
1 folha de louro
Rodelas de chouriço (opcional)
Vinho branco q.b.
Piri-piri ou pimenta q.b.
Sal q.b.




  1. Corta-se o coelho em pedaços (coxas, mãos, lombos, barriga,...).
  2. Pica-se grosseiramente a cebola, e leva-se a alourar num tacho.
  3. Junta-se o coelho, e adiciona-se um pouco de água (pode-se usar caldo) e de vinho branco, o piri-piri (ou pimenta), o chouriço, o alho picado e a folha de louro.
  4. Corta-se a cenoura em quartos finos e acrescenta-se ao tacho.
  5. Deixa-se cozer bem o coelho, tendo sempre a atenção de acrescentar água (em pequenas quantidades) ao tacho e corrigir os temperos.
  6. Liga-se o forno (em modo grelhador ou gratinar), e mal o coelho esteja cozido, retira-se do tacho e leva-se num tabuleiro a ganhar côr.
  7. No tacho, acrescenta-se agora ao molho com a cenoura, os pimentos cortados em tirinhas finas ou cubos, e a farinha (convém dissolvê-la lentamente à parte para não formar grumos).
  8. Mal os pimentos fiquem cozinhados, desliga-se o tacho e acrescentam-se as azeitonas cortadas em rodelas.
  9. Serve-se o coelho com o molho acompanhados de arroz branco.

Dica: se se comprarem os pimentos e os cortarem em tiras e levarem a congelar, não só é prático porque temos sempre pimento em casa, como depois de cozinhados ficam menos indigestos e cozem mais rapidamente.


Normalmente cá em casa, não somos muitos originais no que toca à confecção de coelho pois as receitas que fazemos ocasionalmente com esta carne é esta, e a versão igual a esta mas sem os pimentos e as azeitonas (ou seja, só com a cenoura...)
Esta receita foi-nos inspirada pela publicada na “Saúde à Mesa”n.º 12, só que na receita original não entrava cenoura, mas antes tomate.
Para poupar no tempo de confecção, costumo cozinhar o coelho na panela de pressão, alourando primeiro a cebola com o alho e cenoura, o louro e temperos, e depois o coelho com o vinho e uma chávena de água, deixando cozinhar durante cerca de 30 minutos.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...