15 de março de 2013

Bacalhau com cobertor




  • Desfiar o bacalhau em lascas, retirando todas as espinhas e peles.
  • Num pyrex, ou noutro recipiente de ir ao forno, colocar a cebola e o alho-francês (parte branca) em tiras finas espalhadas pelo fundo.
  • Por cima da cebola, espalhar as lascas de bacalhau cobrindo a superfície, e depois polvilhar com a salsa picada e um fio de azeite.
  • Numa tigela, bater o ovo e depois juntar o leite (se se achar necessário pode-se acrescentar mais quantidade de leite e de ovo).




  • Dispõem-se em cima do bacalhau as fatias de pão demolham-se no leite com ovo, e com a ajuda de uma colher, espalha-se o restante leite com ovo por cima do pão de modo a ficar bem humedecido.
  • Levar ao forno a 160ºC (modo gratinar) entre 20 a 30 minutos.

Dicas: Pode-se também no fim polvilhar o pão com um pouco de queijo ralado, antes de levar ao forno; quem quiser pode confeccionar este prato mais rapidamente se alourar a cebola antes de colocar no fundo do pyrex, pois assim só se leva ao forno para dourar a crosta do pão; esta receita é também óptima para aproveitar aquelas partes menos nobres e menos carnudas do bacalhau.
 




Este prato foi inspirado pelo “Bacalhau com cobertor” da revista “Saúde à Mesa” n.º 36, não sendo exactamente igual, uma vez que o Chef Ermida usa couve branca em vez da cebola e alho-francês.
 
Aproveitando um desconto que me enviaram, comprei estas fatias de canapés da “Bimbo” e decidi usar nesta receita em vez do normal pão de forma.

2 comentários:

  1. Olá:)

    Que delícia! Ficou com o aspecto fantástico, deve ser muito bom:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...