19 de abril de 2013

Alheiras assadas no forno




  • Com a ajuda de um palito, picar a toda a volta as alheiras (quanto mais picadelas, melhor).


  • Dispôr as alheiras num pirex, ou numa forma anti-aderente, e levar ao forno (modo “grelhador”) a 160ºC.
  • A cada 10-15 minutos, virar as alheiras e escorrer de vez em quando a gordura que se deposita no pirex.
  • Quando estiverem assadas a gosto, retirar para um papel absorvente, e servir com grelos, cenouras e batatas cozidas.


Dica: esta técnica também é óptima para cozinhar morcelas, pois assim pode-se retirar melhor a gordura em excesso do que simplesmente cozê-las em água.


O meu fiel amigo (não, não é o bacalhau), ou melhor dizendo, os fiéis amigos, são os meus 2 fornos, porque adoro e faço muita comida de forno, seja ela doce ou salgada.
Há uns anos atrás usava somente o meu forno encastrado para preparar esses pratos, mas houve um dia em que tivemos de fazer umas arrumações mais a “fundo” e (re)descobri o nosso forno-câmpanula (não sei se será a designação exacta...) e desde essa altura nunca mais parei de o usar.

Agora uso o forno maior para grandes assados e bolos, e o mais pequeno para o resto, como por exemplo, a omelete de esparguete, assar alheiras ou morcelas (neste forninho elas não rebentam!), preparar congelados já preparados ou pré-fritos como douradinhos, empadinhas, crepes, hamburguers, etc., porque é mais rápido a aquecer (e saudável) e como são coisas pequenas, poupa-se mais energia do que pôr a funcionar o forno encastrado. Outra vantagem é que é bastante portátil, e pode-se pousar em qualquer lugar, desde que haja uma ligação eléctrica por perto, é claro!
As únicas desvantagens são o modo de dispersão de calor – só por cima, ou só por baixo, e não há regulação de temperatura.


O que tenho agora é também antigo, e foi adquido depois do original ter tido problemas na resistência, e terá cerca de 20 anos. Hoje em dia ainda há à venda destes forninhos em supermercados e lojas de pequenos electrodomésticos.

2 comentários:

  1. Gosto muito de alheiras mas no forno nunca fiz.
    Ficaram com muito bom aspecto.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já experimentei de várias formas, mas todas acabavam por rebentar, até que arranjei este modo que é infalível e mais saudável.

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...