9 de abril de 2013

Pão de rúcola




1 embalagem de rúcola
3 ovos
½ dl de azeite
1 dl de leite
1 colher (chá) de raspa de laranja
180 gr de farinha
1 colher (chá) de fermento
1 cebola picada
100 gr de queijo em tirinhas
Sal e pimenta q.b.





  1. Numa sertã ou tacho, alourar a cebola num pouco de azeite, e deixar esfriar.
  2. Numa taça, bater os ovos com o leite e o azeite.
  3. Adicionar as folhas da rúcola, e envolver bem.
  4. Juntar a cebola, a raspa da laranja, o queijo, e os temperos.
  5. Misturar a farinha com o fermento, e aos poucos adicionar ao preparado anterior.
  6. Colocar numa forma untada, e levar ao forno (calor circulante) a 180ºC por cerca de 45 minutos.


Dica: para quem gostar de um sabor um pouco mais forte, pode substituir parte do queijo ralado por queijo da Ilha. E também se pode acrescentar um pouco de fiambre e nozes picadas.

Andei bastante tempo para fazer esta receita, pois andou perdida nos meus arquivos de folhetos de receitas, até que a reencontrei recentemente.

Este pão de rúcola foi publicado num folheto promocional das saladas “Vitacress”, e é da autoria do chef Hêrnani Ermida.
 
Eu alterei ligeiramente a receita de modo a cortar na quantidade de gordura (levava também manteiga; e diminuí o azeite para metade), mas o resultado final ficou igualmente saboroso e ligeiramente húmido, como se esperava da receita original.


 

3 comentários:

  1. Nunca fiz mas estou aqui com agua na boca pois adorei esse pão.
    Eu adoro rucula.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Gostei tanto que vou levar comigo.
    Bom fim de semana, kiss
    Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...