27 de maio de 2013

Liebster award

É bastante embaraçoso, mas só agora é que ganhei coragem e larguei a preguiça, e pus mãos à obra para responder ao desafio colocado em Fevereiro passado pelo "Sabores com Tempo" quando me honrou com o "Liebster award".


As regras propostas eram então as seguintes:
  • Revelar 11 factos sobre nós
  • Responder às perguntas colocadas
  • Nomear 11 blogs com menos de 200 seguidores (colocar o link dos blogs neste post e avisá-los sobre o "Liebster award")
  • Fazer 11 novas perguntas a esses bloggers.



11 coisas sobre mim
  1. A minha formação académica é na área do Ambiente.
  2. Defeito: ser pouco ambiciosa.
  3. Virtude: ser bastante paciente.
  4. Se tiver de escolher entre calor de mais de 30ºC do Verão e o frio do Inverno, prefiro o frio (as minhas tensões baixas dão-se muito mal com o calor!).
  5. Para além de gostar de cozinhar, também gosto de plantar alguns dos meus ingredientes, entre outras plantas.
  6. Gosto bastante de fazer trabalhos manuais, sejam decorativos (como por exemplo, bordados) ou de bricolage.
  7. O tipo de livros que mais gosto de ler são biografias e romances do séc.XIX (para além dos de culinária, claro!).
  8. Ao contrário de muitas mulheres, não sou nada fã de ir às compras de roupa, sapatos e carteiras – para mim é um frete!
  9. Não tenho paciência para aquelas pessoas que parecem que têm orgulho em serem ignorantes.
  10. Sou muito caseira, e como diziam no Feiticeiro de Oz “there’s no place like home”
  11. Para mim o meu maior orgulho, é obviamente, a minha família. 

As 11 perguntas colocadas
 
1. Quais as receitas que gosta mais de fazer/criar; entradas, pratos principais ou sobremesas?
Eu diria que são as entradas e as sobremesas, porque os pratos principais são mais da responsabilidade da minha avó!


2. Qual o/a chef que mais admira?
Há vários: dos portugueses gosto bastante do Chef Hernâni Ermida e do Chef Rui Paula; dos estrangeiros, sou fã do Tim Mälzer (que para mim é melhor que o famoso Jamie Oliver).


3. Na sua opinião o que falta para se divulgar mais e melhor a nossa gastronomia?
Acho que a divulgação agora é bastante maior do que acontecia há uns anos atrás, porque vêem-se nos órgãos de comunicação social anúncios e reportagens acerca de festivais, exposições, e outros eventos de cariz gastronómico por todo o país. A nível internacional é que me parece que a divulgação é menor, e talvezmelhorasse com maior investimento em eventos gastronómicos internacionais, como tem acontecido com a divulgação dos vinhos portugueses.


4. Nas suas viagens qual o prato que mais a/o marcou/surpreendeu?
Normalmente quando viajamos (cá dentro) costumamos alugar casa e cozinhamos nós (também por questões de saúde) e muito pontualmente frequentamos restaurantes, mas numa das últimas viagens que fiz (a Guimarães) gostei bastante de um “tronco de alheira e grelos” acompanhada por uma salada de couve-branca e cenoura.


5. Receita da mãe/avó de que tem mais saudades?
Não posso indicar uma, simplesmente porque as receitas de sempre continuam a ser feitas, tanto pela mãe como pela avó (que vai fazer em breve 91 anos).


6. Quando começou a paixão pela culinária?
Colaborando com a avó a fazer bolo e bolachinhas, desde que me lembro.


7. O ingrediente que gosta mais?
São vários: quase todos os legumes e frutas principalmente.


8. O ingrediente que gosta menos?
Moluscos, detesto!


9. O prato que lhe estão sempre a pedir para fazer?
Normalmente é a minha mãe que me pede, e variam normalmente entre bolos e tartes (doces ou salgadas). Ultimamente é a tarte de brócolos.


10. Uma dependência culinária.
Vários tipos de pão e lacticínios.


11. Um ódio culinário.
Receitas demasiado trabalhosas e que dão pouco rendimento,... e que levem muitas gorduras e/ou muitos ovos e muito açúcar. Nem quero saber a receita!

Os 11 blogs que nomeados são...


As 11 questões que vos coloco

  1. Qual o programa televisivo sobre a temática culinária e/ou gastronómica que considera mais inspirador?
  2. Qual o livro sobre a temática culinária e/ou gastronómica que recomenda?
  3. Das eleitas 7 maravilhas da gastronomia portuguesa quais as que mais aprecia?
  4. Dos produtos típicos da cozinha tradicional portuguesa, qual considera que deveria ser mais valorizado actualmente?
  5. Qual o prato/alimento mais esquisito ou fora do normal teve oportunidade de provar?
  6. Que utensílio e/ou electrodoméstico de cozinha não conseguiria “sobreviver” sem?
  7. Se tiver de sugerir (do seu blog) uma receita doce, qual seria?
  8. Se tiver de sugerir (do seu blog) uma receita salgada, qual seria?
  9. Na vossa localidade, qual o restaurante ( e menu) que recomendaria?
  10. Qual a receita que, por mais vezes que tenham feito, ainda considerem que ainda não está “no ponto”?
  11. Qual o prato/receita que planeiam fazer no futuro mais próximo, mas ainda não tiveram coragem para a confeccionar?

2 comentários:

  1. Muito obrigada pela nomeação! E claro que vou participar. Respondo mal tenha tempo.

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  2. Gostei de te conhecer um pouco mais.
    Bjs

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...